Belo
Horizonte pode voltar a ter em suas ruas e avenidas ônibus elétricos
depois de 43 anos. O coletivo do gênero começa a ser testado no início
da próxima semana. O veículo já era para estar em operação, mas sofreu
atrasos por causa da falta de documentação exigida para fazer o seguro.
As primeiras viagens serão feitas com a linha 5503 A, que interliga o
Bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao Centro da capital mineira.
O
ônibus elétrico K9, da empresa chinesa BYD, já está em BH desde
novembro, como adiantou o blog Faixa Exclusiva. O coletivo de piso baixo
foi cedido à Viação Torres, operadora do Consórcio BH Leste. Ele passou
por testes de vistoria da BHTrans. Foram feitas algumas adequações
exigidas pela autarquia e foi liberado para rodar. Porém, segundo o
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte
(SetraB-BH), a fabricante não enviou a documentação exigida para fazer o
seguro. Os documentos chegaram nessa terça-feira.
Estão
sendo feitos os últimos ajustes, como a instalação da cadeira do
cobrador, da catraca e do validador de cartão BH Bus, para serem
iniciados os testes. Segundo o Setra, no início da próxima semana o
ônibus elétrico devem começar a rodar. Durante os trajetos, que são
feitos com passageiros como veículos comuns, serão feitas medições de
gastos, conforno, autonomia, entre outros quesitos.
Ônibus
elétricos não são novidade em BH: os trólebus (coletivos conectados à
rede elétrica) foram utilizados na cidade até 1963 e só não voltaram a
circular na Avenida Cristiano Machado, na década de 1980, por entraves
políticos. Como principais atrativos, a BYD aponta que o elétrico chinês
apresentou boa relação custo/benefício em pesquisa internacional sobre
mobilidade não poluente. O veículo, que será usado na capital mineira, é
equipado com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia de 250
quilômetros.
FONTE: Estado de Minas
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